Ministro das Comunicações assina primeiras autorizações para migração do rádio AM



O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, assina nesta segunda-feira, 25, durante a abertura da SET Expo 2014, em São Paulo, os primeiros termos de adaptação de outorga para a migração do rádio AM.

As rádios de ondas médias do Rio Grande do Norte serão as primeiras emissoras habilitadas a fazerem a transição. A expectativa é que elas comecem a operar em Frequência Modulada a partir de outubro deste ano.

“Este é um momento histórico que aguardamos com entusiasmo. A migração não só permitirá um salto na qualidade do áudio transmitido, como também dará condições às rádios AM de integrar-se ao atual ambiente de convergência tecnológica. Com a migração para o FM, as emissoras poderão oferecer a sua programação no celular, por exemplo”, afirma o presidente da Abert, Daniel Slaviero.

Ele observa que as grandes antenas necessárias à captação do sinal de AM dificultam a inclusão do serviço nos dispositivos móveis. Hoje, por exemplo, não existe modelo de celular com receptor de AM. Já o rádio FM está presente em 60% dos 276 milhões de aparelhos existentes no país.

As rádios AM do Rio Grande do Norte migrarão para o dial convencional. Só haverá expansão na faixa de FM nas regiões onde não houver espaço no espectro para a transferência de todas as emissoras que solicitaram a mudança.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Abert