Trabalhando em Rádio no Exterior

Trabalhando em Rádio fora do Brasil



Venho  nesse post contar um pouco da experiência  que puder viver durante os 5 anos que estive trabalhando com rádio no japão, muitas pessoas me perguntam … como que você foi parar no japão? mais você foi para o japão fazer locução em rádio para os japoneses você sabe falar japonês?




Primeiramente não sabia falar japonês em 2002 e até hoje não sei muita coisa rsrsrs, mas aprendi pelo menos a pedir comida, fome eu não passei no japão até pizza eu pedia através de mímica, logo abaixo tem um vídeo onde estou degustando alguns sushis em um restaurante japonês
Muito bem  deixa eu começar a resumir a historia de como eu fui parar do outro lado do Mundo, lembro-me que em meados de 1999 e 2000 eu estava em casa trabalhando em algumas edições para clientes que faziam gravações de offs comigo e comecei a fuçar na internet e descobri um programa chamado ICQ.
Você deve se lembrar ele fez muito sucesso no começo, o programa de mensagem instantânea da flor verde, rsrsrs lembrou agora? pois bem aquele programa tinha uma ferramenta maravilhosa naquela época você poderia procurar usuários por suas profissões, foi ai que eu comecei a colocar na busca a palavra “LOCUTOR” achei varios, tanto que muitos deles são meus amigos até hoje.
Fiquei curioso porque encontrei um locutor que falava em seu perfil que estava no japão e trabalhava em rádio, Áureo Lopez de Sousa o profissional que estava trabalhando em uma emissora de rádio chamada ALPHASAT uma espécie de emissora em canal fechado estilo as emissoras que temos na SKY e a NET atualmente aqui do Brasil
conversando com o Áureo descobri atraves dele que um outro locutor estava para voltar para o Brasil, Aureo me pediu uma demo e envie rapidamente, passados aguns dias recebi um telefonema da diretora da emissora dizendo que aprovaram meu Piloto e que tinha exatos 30 dias para estar no japão, o resto da historia voce ja pode imaginar foi uma correria até chegar o grande dia da viajem Eu e minha esposa deixamos nossa filha de apenas 4 anos com os avós e embarcamos no dia 22/02/2002…
Por ser casado com uma descendente de japoneses eu tive facilidade para conseguir os documentos necessários para encarar o desafio de mudar de país e uma viagem de 24 horas até o aeroporto de Narita no japão,  Áureo sem me conhecer direito me emprestou 3 mil dólares para pagar as passagens e passar o primeiro mês naquele páis totalmente diferente
Aeroporto de Narita no Japão
Áureo Lopez foi o Grande responsável por minha ida ao japão e  trabalhar na Radio Apha Sat como locutor, se tornamos grandes amigos, há  paguei a grana que ele me emprestou quando consegui me estabilizar.
Foto do primeiro trabalho no japão Rádio Alpha SAT
Em 2003 trabalhei na Radio Fênix junto com o  grande empresário  Carlos Zaha  sendo a primeira web radio para os brasileiros no japão lembro tambem que o Zaha  me deu muita força no Japão, participei de vários  programas da IPCTV hoje Globo Internacional, como apresentador até jogo de futebol e vôlei fiz narração,  de 2004 á 2007  fui contratado pela Transamérica Internacional do empresário Jean Pierre com a missão de coordenar uma equipe de locutores para fazer a primeira emissora de rádio brasileira em FM, na Terra do sol Nascente  sem duvida nenhuma foi uma experiência fantástica e que acrescentou muito em minha vida como profissional da comunicação.
Carlos Zaha o criador da Radio Fênix me deu muita força no Japão
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Quando estava no japão senti a vontade de montar meu próprio negocio no Brasil foi ai que em 2003 criei a Audiofive voltei em 2007 e retomei com força máxima os negocios e os novos projetos não tive medo de sair da minha querida terra Brasileira pois tinha certeza que iria voltar um dia.
Se você tiver uma oportunidade de trabalhar em qualquer ramo de atividade que seja em outra região ou país encare esse desafio confie em seu potencial e principalmente tenha muita fé em Deus essa é a minha dica.
.
 Você pode copiar esse artigo em seu Site ou Blog
não esqueça de creditar a autoria conforme exemplo abaixo:
Postado por : � Nando Pinheiro