México aprova HD Radio para AM e FM


México aprova HD Radio para AM e FM

México aprova HD Radio para AM e FM

cofetel
Processo regulatório termina com a eleição do sistema IBOC
.
A COFETEL (Comissão Federal de Telecomunicações do México) finaliza seu processo regulatório com a escolha do modelo HD Radio, como padrão de radio digital para as bandas em AM e FM no México.
.
A decisão que autoriza o sistema IBOC (“In Band On Channel”) foi oficializada no dia 16 de junho 2011, com a publicação do decreto da COFETEL. O presidente mexicano, Felipe Calderón avalia a decisão: “Convido-os a investir em sua rádio, para aproveitar essas condições sem precedentes que estão sendo geradas, o que leva o país � tecnologia de rádio, que oferece o melhor para todos os mexicanos”. “É uma porta que se abre na transição para o rádio digital “, completa.
.
Robert Struble, presidente e CEO da iBiquity Digital Corporation e criador da tecnologia, afirma, “Estamos felizes que o nosso sistema IBOC está sendo reconhecido pela COFETEL como atecnologia adequada para trazer o setor de rádio no México para uma plataforma digital. O HD Radio fornecerá novo serviço para os ouvintes, apresentando oportunidade única para as emissoras compradoras, além da indústria de eletrônicos e consumo.
.
A decisão da COFETEL aceitar a tecnologia HD Radio como padrão digital no México permite o uso voluntário da tecnologia iBiquity em modo híbrido (analógico o digital) por radiodifusores licenciados e em AM e FM, bem como o uso da tecnologia iBiquity multicanal. Os regulamentos autorizar a implementação de HD Radiodifusão em escala nacional.
.
Desde 2008, a estações AM e FM na zona fronteiriça entre o México e os Estados Unidos tinham a opção de transmitir utilizando a tecnologia HD Radio. Agora a iBiquity está trabalhando com as emissoras, fabricantes e atacadistas no México para acelerar a implementação da tecnologia HD Radio no país.